
Durante a década de 90, o basquete americano virou febre enre a garotada brasileira.
Eram bonés, camisetas, casacos, brinquedos e tudo mais que pudessem inventar com a marca das equipes e nomes dos principais astros da NBA.
O fenômeno gringo deve, e muito, a uma determinada Seleção Brasileira de Basquete. Para quem não sabe, no Pan-Americando de Indianápolis-1987, o Brasil venceu a final contra os Estados Unidos e arrancou o ouro dos adversários.
Não preciso dizer que esse jogo já era dado como resolvido antes mesmo de começar. Os anfitriões colecionavam 64 vitórias nos últimos 66 jogos de Pan. Ninguém apostaria no Brasil.
Após a derrota no Pan e a posterior derrota nas Olimpíadas de Seul-1988 para a União Soviética, houve uma verdadeira revolução no Basquete mundial.
Foi realizada intensa negociação com a Federação Internacional de Basquete que permitiu aos Estados Unidos, até então representados por atletas universitários, contar com as estrelas da NBA nas competições.
Surgia o Dream Team, que venceu as Olimpíadas de 92 e 96, entre outros torneios.
A equipe americana reunia os maiores jogadores do mundo como Magic Johnson, Michael Jordan, Charles Barkley, entre outros.
Justiça seja feita, os atletas eram sensacionais e justificavam a reverência mundial.
Na NBA, Michael Jordan e o Chicago Bulls foram absolutos nos anos 90, conquistando 6 títulos. O sucesso era tão grande que em 1996 Jordan se tornou astro de cinema, contracenando com Perna Longa e sua turma no divertido filme Space Jam.
Pra fechar, o clipe com o tema do filme e que também agitava as pistas dos anos 90.
QUAD CITY DJ'S - SPACE JAM
Muito maneiro esse post!
ResponderExcluirNessa época eu jogava basquete, vivi toda essa febre do Dream Team. Sei essa escalação de trás pra frente!
Era muito engraçado, ou você chegava pra treinar com alguma peça de roupa original da NBA (camisas clássicas da Champion, por exemplo) ou você não era ninguém, era melhor voltar pra casa!
Sem contar os tênis, casacos, bonés...
Eu lembro que fui gritar na janela, sozinho, quando o Bulls ganhou o 6º título com o Michael Jordan! hahahaha