sexta-feira, 26 de março de 2010

Tartarugas Ninja!

Dia desses conheci um blog muito bacana chamado Papel Pop e, principalmente a "coluna", se é que podemos chamar assim, Eu Quero!.

Sempre tem coisas bem interessantes pra quem adora comprar, comprar, comprar ou simplesmentes sonhar em... comprar.

Mas qual relação isso teria com os anos 90? Pois um post de hoje do Eu Quero! fala de uma mochila das Tartarugas Ninja!

A dica foi enviada pelo leitor Caio Stanciar e a paradinha é vendida lá nos "states". Mais informações no Eu Quero!

Mas pra você que não lembra ou não conheceu, ou mesmo pra quem era fã, resolvi escrever alguma coisa em homenagem ao quarteto verde de discípulos do Mestre Splinter.

A saga, que no original é "Teenage Mutant Ninja Turtles" e que teria uma tradução literal semelhante a algo como As Jovens Tartarugas Ninja Mutantes, começa em 1984 com uma história em quadrinhos e explode no final da década de 80 com a versão em desenho animado que rolou até 1996.
Surgiram outros "filhotes" da franquia como 4 filmes, jogos de video-game e uma versão de série para TV com atores reais chamada de "Ninja Turtles: Next Mutation", que eu sinceramente nunca vi. Recentemente, cerca de 7 anos atrás, parece que foi lançada também uma nova animação.

Mas voltando ao conto das Tartarugas, reza a lenda que 4 tartaruguinhas filhotes foram parar no esgoto de Nova Iorque e entraram em contato com uma substância radiotiva que gerou uma mutação nos pobres bichinhos. Eles foram "adotados" por uma outra mutação, o rato e mestre ninja Splinter, que passa a treinar os jovens tartarugas ninja.

O nome de cada um também é um caso a parte: Rafael, Leonardo, Michelangelo e Donatello, todos inspirados em artistas renascentistas e cada um com uma habilidade específica. O meu preferido era o Leonardo, apesar do Michelangelo ser sempre uma figuraça.

Fanáticos por pizza, e com a vida estabelecida no esgoto de Nova Iorque, o grupo passa a combater o crime na cidade e seu principal inimigo: O Destruidor. Pra completar essa aventura completamente non-sense, eles criam uma amizade muito bacana com a repórter April O'Neil.

Depois do desenho animado, acho que o joguinho para o Super Nintendo foi outro grande sucesso dos Tartarugas aqui no Brasil. Sem falar dos filmes.

O primeiro, da lista de quatr, foi um sucesso absurdo. Lançado em 1990 "As Tartarugas Ninja" foi o filme independente mais lucrativo da história até 1999. A história é simples e conta, se eu não me engano, a história do sequestro da April pelo Clã do Destruidor, que no filme passa a se chamar Demolidor, se eu me lembro bem. Os Tartarugas salvam a repórter e acho que a partir daí iniciam sua amizade.

Na sequência, em 1991, veio "As tartarugas Ninja 2: O Segredo do Ooze", quando o Destruidor tenta usar o mesmo material radioativo que gerou a mutação nos Tartarugas para criar monstros criminosos... e por aí vai. O ponto alto é a participação do Vanilla Ice cantando "Ninja Rap" enquanto a porrada rola solta numa boate.


Ainda rolou em 93 "As tartarugas Ninja 3" e dessa vez a história se passa no Japão Feudal. Pois é, como se não bastasse tanta loucura, dessa vez os heróis viajam no tempo.

Pra fechar em 2007 vaio o último filme da série - pelo menos até hoje - "Tartarugas Ninja - O Retorno". Esse eu não vi, mas foi o filme mais assistido no final de semana de estreia nos Estados Unidos.


Enfim, revendo todas as minhas memórias relacionadas as Tartarugas Ninja, me convenci da total loucura dessa história. Os caras que pensaram nisso eram realmente geniais, pois pra convencer alguém de investir nisso e, pior (!), ganharem muito dinheiro com essa maluquice, só mesmo sendo muito brilhante.

Pensem na história resumida:
- Tartarugas mutantes
- Batizadas com nomes de artistas renascentistas
- Treinadas na arte Ninja
- Adotadas e guiadas por um Rato mutante
- Moradoras do esgoto de Nova Iorque
- Adoradores de pizza
- Amigos de uma repórter gata

É muita doideira junta. Só nos anos 90 mesmo.

Té mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário