sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É Campeão!


Há exatos 15 anos o Botafogo, o meu Botafogo, conquistava o Campeonato Brasileiro. O empate contra o Santos, em São Paulo, foi suficiente pra garantir a primeira e única conquista do principal campeonato de futebol do país.

Na época eu estava com 15 anos e lembro como se fosse hoje. Fui no primeiro jogo no Maracanã. Caía uma chuva danada mas eu estava lá. Vitória por 2 a 1 do Botafogo e um fato curioso. O Santos saiu comemorando. Mas como assim???

Explico: o Santos na época tinha um bom time e vivia um excelente momento. Tinha Giovanni, Macedo, Jamelli, Narciso, Camanducaia e outros importantes jogadores. Além disso, havia eliminado o Fluminense na semi-final. Os santistas perderam no Maracanã por 4 a 1 e venceram por 5 a 2 no jogo de volta. Daí a comemoração por terem perdido "apenas" por 1 gol de diferença.

A torcida do Botafogo, pra variar, também mostrou uma reação totalmente fora do comum. Parecia que o time havia perdido o jogo. Muito estranho mesmo, se não fosse com o Botafogo.

O jogo no Pacaembu foi aquele desespero. O Botafogo saiu na frente com um gol irregular, enquanto o Santos vinha com tudo. No início do segundo tempo, gol do Santos também irregular. Se já existia pressão, imagina nessa situação.

A partir daí, surgiu Wagner, um dos grandes heróis de toda a campanha. Defendeu tudo e a única bola que não pegou  e foi pro gol, acabou sendo anulado (de forma errada) pelo árbitro.

E lá fomos nós sofrendo até o apito final. Empate com sabor de vitória. Título do Botafogo! Fui andando do Posto 6 até General Severiano pra comemorar.

Até hoje quando vejo os lances da partida, ainda sinto frio na espinha com as chances que o Santos teve, e não fez.

Já que assunto aqui são os anos 90 e tudo de bom que foi vivido na época, eu não podia deixar passar em branco esse momento marcante! Pelo menos pra mim...

Nos vemos por aí!

Um comentário: