sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Grunge Style!

Quando o assunto é moda dos anos 90 existem muitos temas a serem abordados. Afinal, essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. Um deles é o grunge. Você conhece? Ele influenciou a moda e comportamento dos adolescentes impulsionados pelas bandas underground de Seattle.
O movimento grunge surgiu no começo dos anos 90 e ao contrário de outras formas de rock, como o punk, o grunge não teve uma estética pensada ou elaborada. Os músicos usavam grossas camisas de flanela e jaquetas folgadas para se protegerem do frio que geralmente fazia naquela região. O look era completado com jeans com aspecto surrado, pois eram usados até quase se desintegrarem e roupas compradas em brechós e feiras de caridade.
A moda se espalhou de vez com o sucesso do Nirvana, liderada por Kurt Cobain e seu hino grunge “Smells Like Teen Spirit”.




Cobain se tornou ícone adolescente e boa parte dos jovens aderiu à combinação camisa de flanela + calça jeans rasgada. Em 1993, o grunge invadiu as passarelas com a coleção criada por Marc Jacobs para a marca Perry Ellis. O estilista ganhou o posto de “guru do grunge” depois de apresentar um desfile onde modelos com cabelos aparentemente sujos vestiam camisas de flanela, botas de trabalhadores e gorros


E como a moda vive “reciclando” estilos anteriores, o grunge vive aparecendo, principalmente no inverno.  Este ano, as coleções de inverno estavam cheias de looks cuidadosamente descuidados. Suéteres oversized, xadrez de todos os tipos e cores, sobreposições volumosas, casuais e cool, gorro de tricô e cachecol pesado.

Inverno 2011

Para se inspirar!






2 comentários:

  1. A moda dos anos 90 esteve nas vitrines cariocas do inverno 2011! Bem ontemporâneo

    ResponderExcluir
  2. aquele cara loiro da primeira foto cuja legenda é "Kurt Cobain, o "pai" do grunge" não é o Kurt Cobain, é o JARED LETO!

    ResponderExcluir